Nu'est Love Brazil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nu'est Love Brazil

Nu'est Love Brazil
 
PortalInícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cantinho da Leitura e das Palavras

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
p.minkly
Moderador
Moderador
p.minkly


Mensagens : 447
Data de inscrição : 03/12/2012
Idade : 35
Localização : São Paulo

Cantinho da Leitura e das Palavras Empty
MensagemAssunto: Cantinho da Leitura e das Palavras   Cantinho da Leitura e das Palavras EmptySex Dez 07, 2012 4:55 pm

Alguém tem que inaugurar os "Off Topics" e tinha que ser eu, a "Unnie Yesungadora mais perva" desse fórum irá criar este tópico.

Pois bem, este "Off Topic" foi criado justamente para conhecermos e discutirmos o que os Dongs lindos do fórum andam lendo de livros, zines (revistas independentes), mangás, light novels, HQs; recomendar livros, mangás e afins que você já leu para outros L.O./\.Es, postar poemas de sua autoria ou qualquer outra coisa sobre literatura ou produção escrita que não seja relacionada aos meninos, pois para eles nós já temos a sessão de fanfics aqui no fórum.
"Mas porque "Cantinho da Leitura e das Palavras Unnie Minkly?" Devido ao forte que "leitura" e "palavras" são conectadas. "Nem toda leitura precisa de palavras, nem todas palavras precisam de leitura", então para abranger as sub-vertentes sem limitações, escolhi somente leitura e palavras.

Como disse antes. um cantinho onde podemos discutir, compartilhar, aprender e admirar a literatura e, acima de tudo, as palavras

Vou inaugurar este cantinho, não recomendando um livro, mas deixando um poema coletivo que foi construído na Oficina de Literatura que participei e achei interessante dividi-los com vocês por achar que tem tudo a ver com o que desejo com este "Off Topic":

"Eu realmente não encontrei ainda o caminho do meio.
Isto lhe responderá o meu sumiço? PORQUE EU SÓ SEI ESTAR OU NÃO ESTAR;
Eu não seguro minhas pernas
Eu ainda não aprendi a dividir. Porque sou fragmento.
PEDAÇO por PEDAÇO,
PEDAÇO aos PEDAÇOS;
ESPAÇOS
Não aceito caminhar assim.
Aceita caminhar comigo?
Te chamo pro mar, quer ver?
Quer ver como me lanço sem volta?
Dessa forma é que aprendo a dividir o eu, em abismos
e mesmo estando num corpo de adulto com a força de
uma criança irei te guiar por este caminho tortuoso e
marejante."


Não importa como será a sua contribuição para este tópico, o importante é todos darmos as mãos e "penetrarmos surdamente no reino das palavras" mesmo que de nada saibamos neste mundo tão vasto, 'tortuoso e marejante'.

"A intervenção já começou" como diria a monitora do curso! ~chu
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/priminkly
HeeRaHime
Tradutor
Tradutor
HeeRaHime


Mensagens : 78
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

Cantinho da Leitura e das Palavras Empty
MensagemAssunto: Re: Cantinho da Leitura e das Palavras   Cantinho da Leitura e das Palavras EmptySex Dez 07, 2012 7:51 pm

Nhaaaaa *_* Amei o tópico *O*

Bom vim recomendar um livro, no momento estou lendo um livro com a coleção de Contos do Sherlock Holmes, não tem todos eles mas tem vários. Na verdade to meio que em uma pausa por causa da faculdade, mas as férias que me aguardem, acabarei com minha filinha de livros.

Enfim eu recomendo pra todos Sherlock Holmes, nunca tinha lido antes e tipo me apaixonei agora pelas estórias que são muito bem escritas, elaboradas e pensadas. Mais gênio que Sherlock Holmes, só o autor do livro o divo Arthur Conan Doyle que por acaso eu vim a comparar com o Watson quando eu li a mini biografia dele no livro, tipo ele era Médico e escritor. Watson é você meu filho? ( foi o que pensei).

Tirando o fato de que Sherlock cheira cocaína, não tem nada de ruim nos contos. Também não dava pro Sherlock ser perfeito né? Algum defeito ou problema tinha que ter.

Enfim, pra quem gosta de ler recomendo muito. Se alguém se interessar no livro e quiser comprar ao inves de baixar, eu olho qual a editora, o livro é de bolso e vem em capa dura *O*

Enfim essa é minha recomendação por agora, depois eu penso em algum outro que eu recomendaria.

Se bem que eu ja recomendaria de cara pra todos Harry Potter, minha grande paixão, mas depois faço um post digno pro Harry <3
study
Ir para o topo Ir para baixo
p.minkly
Moderador
Moderador
p.minkly


Mensagens : 447
Data de inscrição : 03/12/2012
Idade : 35
Localização : São Paulo

Cantinho da Leitura e das Palavras Empty
MensagemAssunto: Dica de Mangá - Helter Skelter   Cantinho da Leitura e das Palavras EmptySáb Dez 08, 2012 6:10 pm

Para a minha Dong mordível HeeRa:
Sherlock Holmes é um clássico, né Dong! Todo mundo deveria ler para até mesmo compreender o "meu caro Watson"!



Agora irei recomendar um mangá que sempre estará na lista dos meus mangás favoritos de uma autora que eu gosto muito: "Helter Skelter" de Kyoko Okazaki.

Ele conta a história de Ririko, uma menina horrenda (horrenda, quando digo, é horrenda mesmo. Pior que eu, ela seria se fosse real!) que para ajudar sua família financeiramente se submeteu a ser modelo para uma agência (muito das suspeitas, por sinal). Ela fez um monte de plásticas para ficar bonita e vira uma top model. Tudo é "lindo e maravilhoso" (explicarei as aspas depois) até que começam a surgir feridas nela por causa das plásticas excessivas dela (e outros fatores também, mas que eu não vou contar, pois se eu falar todos os fatores, eu falarei o final da história também) e a partir daí sua mente começa a desmoronar.

Para começo de conversa, a Ririko não é uma personagem simpatizante à primeira vista mesmo: ela é mesquinha, arrogante, egoísta, trata todo mundo mal (principalmente sua assistente), passa por cima de todos para chegar onde quer, ou seja, aquele tipo de pessoa que, na vida real você nunca iria querer ter por perto, mas que em momentos de desespero ou de raiva, você poderia se pegar agindo como ela. Um exemplo claro: quando ela sofre por estar longe da família ou quando ela fica cansada da mesma rotina de sessões, desfiles, festas e começa a questionar se o melhor para ela seria parar ou continuar.

Outra coisa que chama a atenção do mangá: o traço da autora é "feio" de propósito para "aliviar" a forte carga dramática que o mangá carrega, mas quando a autora resolve refinar o traço é um show para os olhos e nem adianta reclamar, pois isso é uma característica da própria Okazaki. É o estilo dela.

"Mas por que você colocou o "lindo e maravilhoso" entre aspas, Unnie Minkly?"

Justamente, pela a vida pessoal da Ririko ser um caos: ela fuma, bebe até ficar em coma alcoólico, é viciada em anfetaminas e medicamentos, tem distúrbios alimentares, o noivado dela é uma farsa, ela tem muitos complexos por causa do seu passado de feiosa, tem ataques de fúrias o tempo inteiro, não é a pessoa mais fácil de trabalhar junto, etc, etc e etc. Resumindo, a Ririko é uma bomba relógio cheia de coisas podres lá dentro prestes a explodir.

"O que esse mangá tem de mais, Unnie?"

O mangá faz críticas pesadas a indústria da beleza (tanto que um dos momentos mais primorosos do mangá são as atitudes da Ririko quando ela descobre o que fizeram com ela e, sendo bem sincera, você até fica com pena e começa a simpatizar com ela, mas quando você se lembra de tudo que ela fez no mangá até então - pelo menos comigo foi assim - esse sentimento passa), o "endeusar" das celebridades (vemos claramente isso quando a narrativa é direcionada a pessoas comuns retratando a nossa "heroína"), ao conceito de "juventude" na mídia (quando a Ririko começa a perder trabalhos por ser considerada "velha"), ao "culto da cirurgia plástica" (na fixação da Ririko em fazer plásticas quando as feridas começam a piorar), ética médica (sim, ética médica, justamente na parte onde descobrimos o que ocorre com a Ririko), a empatia alheia (justamente no egoísmo e, principalmente, quando a autora parte para o hedonismo - conceito onde o importante é só ter prazer - da Ririko e como ela escolhe satisfazer seus desejos), os relacionamentos amorosos (pois o relacionamento da Ririko com o noivo dela é tudo, menos amor) e o "mundinho fashion". Para quem gosta de mangás que critiquem algum aspecto da sociedade, é uma excelente pedida.

Outro aspecto que me chamou a atenção e muito: apesar da narrativa ser coerente e (muito bem) coesa, ela não é linear. O "linear" que eu falo não é no sentido de "o meio está no fim que está no começo que está no meio" (yesungando de novo), é no sentido da narrativa não ser limitada a Ririko narrando. A assistente dela narra (boa parte da história), a empresária dela narra, o noivo dela e mais uma série de personagens secundários que narram a história da Ririko, mas com diferencial: no ponto de vista deles e nenhum personagem entra "à toa". Todos são essenciais para compreendermos a questão: "o que está acontecendo com Ririko?"

Um ponto brilhante da autora que tem que ser ressaltado: apesar de ser um mangá curto de ler já que ele possui somente um volume, ele consegue ter uma história mais concisa que muito mangá com 666999 volumes mangás com volumes infinitos onde história mesmo, é só nos 10 primeiros volumes e a partir do 11 é somente, vamos ser sinceros, enrolação e/ou fanservice puro.

Mas o trunfo do mangá é ele instigar o leitor a reflexão e levar essa reflexão para outros aspectos da vida do leitor. Como já disse antes, apesar da narrativa ser "bonitinha", justamente por ela apresentar tantos pontos de vista, são deixadas muitos espaços abertos para questionarmos, por exemplo, "como será que a Ririko mesmo pensou quando ocorreu isso?" ou "será que eu agiria como a Ririko se estivesse nessa situação". Ele também nos faz questionar sobre esta indústria da beleza que rodeia, principalmente, as mulheres desde que nos entendemos por gente: "não é que ela está certa neste aspecto?". Aqui duas frases do mangá que mostram o quanto a Keiko Ozako é preocupada com a parte de fazer o leitor refletir:

"Cosmésticos são como crack: quanto mais você usa, mais necessidades por eles você sente. Você começa a procurar por produtos mais e mais fortes." (ó, aí a crítica que eu tanto falei)

"E toda essa vida que eu tive, tudo poderá se acabar?" (é...)

Considerações finais:

Helter Skelter não é uma leitura fácil mesmo estando em uma linguagem escrito - visual como o mangá, mas quem se aventurar a ler este mangá, um aviso: não enxergará muitas coisas até mesmo dentro do K Pop ou até mesmo J Pop/Rock ou C Pop com os mesmo olhos, pois o mangá é baseado em muita coisa do que a autora viu (até onde eu ouvi falar, no Japão mangakas são celebridades de respeito, sendo quase ou até mais, dependendo da fama, "calibre" dos "idols").

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: "Helter Skelter", infelizmente, não tem scans traduzidos para o português, só tem em inglês mesmo nos "MangaFox" da vida.

DICA: Foi feito um filme com o mesmo nome (live action) baseado neste mangá, onde quem faz a Ririko é nada mais nada menos que a DIVA (eu sou fã dela, mesmo com as sucessivas "mancadas" e mancadas que ela deu durante a carreira, não me julguem) Erika Sawajiri (quem viu um dorama LINDO chamado "Um Litro de Lágrimas" saberão de quem estou falando... sim, é a atriz que faz a Aya). O filme ganhou até prêmios, mas estou apenas colocando como dica mesmo, pois este filme até saiu para download, mas tem que pagar para baixar :/

- Para quem gostou da autora: Procure ler River's Edge (fala sobre a relação final de adolescência X amadurecimento) e Pink (sobre prostituição). São excelentes!

~chu (apesar da Unnie ter "yesungado" a mais do que o normal, kkkk)
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/priminkly
Conteúdo patrocinado





Cantinho da Leitura e das Palavras Empty
MensagemAssunto: Re: Cantinho da Leitura e das Palavras   Cantinho da Leitura e das Palavras Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cantinho da Leitura e das Palavras
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Nu'est Love Brazil :: Área de Fãs :: Off Topics-
Ir para: